Você já deve ter percebido o quanto é importante para o seu negócio adquirir relevância no marketing digital. Ter um site chamativo, um blog com conteúdos exclusivos e perfis nas diferentes redes sociais são ótimas ferramentas para uma marca se fazer notada entre o público em geral. Entretanto, tais iniciativas são apenas o primeiro passo até que você conquiste clientes de verdade. Quando acompanhado com a atenção necessária, o caminho que leva até a compra de um produto ou serviço resulta em maior número de vendas.
Entenda o funil de vendas
O conceito de funil de vendas é um dos mais importantes do marketing digital. Dominando-o, você compreende os estágios que levam um visitante em seu site a se tornar um cliente real e entende como o marketing digital ajuda a vender mais. O funil divide-se em quatro etapas:
1 – Atrair
Neste primeiro momento, falamos de qualquer usuário que chega até seu site de variadas maneiras. Isso abrange desde o curioso que pesquisou no Google determinado tema até alguém que se interessou por uma postagem de um amigo no Facebook. Por isso é tão importante criar conteúdos de qualidade envolvendo a sua marca. A partir daí, a ideia é converter os visitantes em leads.
2 – Converter
Aqui, o objetivo é iniciar um relacionamento mais duradouro. Isso pode ser conseguido ao entregar um conteúdo mais rico como um e-book ou webinar (um tipo de conferência online), por exemplo, em troca do e-mail do possível cliente.
3 – Relacionar
O lead “capturado” precisa ser nutrido com conteúdos relevantes, o que pode ser conseguido, com o envio de e-mails especialmente focados na sua necessidade. Esta etapa é muito importante para alavancar o marketing digital e vender mais. Além disso, equipe de marketing deve monitorar constantemente os leads, a fim de selecionar quais já podem ser conduzidos para o passo seguinte.
4 – Vender
Os leads qualificados passam, então, a serem contatados pela equipe de vendas, pois já estão abertos a um primeiro contato. Uma vez que a compra é realizada, o desafio é fidelizar esse cliente, garantindo que ele venha até você novamente no futuro, seja em busca do mesmo produto ou serviço, seja por uma demanda diferente. Mas não só isso: fazer com que ele indique sua marca para outros é fundamental.
5 – Analisar
Na hora de fazer o balanço do processo como um todo, é indispensável analisar desempenho de suas ações e estratégias, os erros a se evitar e os acertos a se valorizar. A análise, aliás, não deve ser feita somente nesse momento, mas a cada etapa do processo. Análises periódicas e bem feitas ajudam a refinar o processo de marketing digital e, consequentemente, vender mais.
A automação de marketing digital como ferramenta para vender mais
Agora que você já compreendeu todo o processo, deve estar se perguntando: como cuidar de tudo isso ao mesmo tempo? São várias as métricas a serem monitoradas, o que possibilita enxergar qual das etapas do funil precisa ser aprimorada. À medida em que sua estratégia for se consolidando serão ainda mais leads para ficar de olho.
Felizmente, hoje em dia tudo isso pode ser controlado automaticamente. A automação de marketing é uma ótima alternativa para a otimização das ações de marketing e vendas. Acompanhar o comportamento online dos seus leads, direcionar conteúdos específicos de acordo com a jornada de compra, gerenciar mídias sociais e agendar o envio de e-mails fica muito mais simples com as ferramentas apropriadas.