Métricas de Marketing Digital: o que são e quais devo utilizar?

Para ter sucesso nas estratégias online, é fundamental conhecer as métricas de marketing digital mais importantes para coletar dados. São essas métricas que definirão até onde sua empresa está tendo sucesso nas campanhas, além de ajudar a encontrar caminhos para otimizar esse investimento, fazendo com que você consiga observar quais canais dão mais resultado e investir neles.

Quer saber quais métricas de marketing utilizar e como fazer isso? Continue a leitura!

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Em todos os negócios, é essencial entender quanto cada cliente custa para a empresa. Esse número só reforça a necessidade de ter um programa bem definido de fidelização, principalmente, porque percebemos que manter um cliente é bem mais barato que adquirir outro.

Para calcular o CAC, é preciso colocar no papel todos os investimentos na parte de comunicação da empresa, além dos salários dos colaboradores de marketing e vendas, durante o período que você gostaria de avaliar.

Depois disso, divide-se o total da soma desses números pela quantidade de novos clientes que foi conquistada também naquele período. O valor final é o custo por clientes naquele mês, por exemplo.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Essa é a métrica de marketing digital que mais mexe com os investidores. Nela, conseguimos entender qual foi o rendimento conquistado com base naquele investimento que foi feito. Em suma, queremos saber quanto de retorno você teve para o montante que investiu em ações de comunicação para o seu negócio.

Para chegar nesse número é simples, basta usar a fórmula:

ROI = (Retorno – Investimento inicial) / Investimento inicial

Por exemplo, se você investiu X em ações de comunicação durante um determinado período e obteve um retorno de 2X em vendas neste mesmo período, seu ROI foi de 100%.

Taxa de abertura de e-mails

Para quem investe em marketing digital, essa métrica é muito importante. Trata-se de medir a taxa de abertura das campanhas de newsletter e de e-mail marketing realizadas. Os números da taxa de abertura mostram como foi a recepção de uma determinada abordagem, do título e do assunto. É excelente para fazer testes!

Para calcular essa taxa, basta dividir o número de pessoas que efetivamente abriram o e-mail pelo número total de pessoas que o receberam.

Custo por clique (CPC)

Se a sua empresa investe em links patrocinados, essa métrica é fundamental. Ela ajuda a medir o quão efetivas foram as campanhas, calculando a média de valor pago por clique.

Essa métrica ajuda a mostrar, por exemplo, a efetividade das palavras-chave e interesses escolhidos para segmentar sua campanha, além de mostrar em quais plataformas você realmente pode conseguir mais resultados.

Tráfego total

Trata-se do número total de usuários que entram no seu site ou blog, analisando o dia, a semana, o mês ou toda a vida útil da sua página.

Acompanhar essa métrica é muito importante para avaliar o desempenho e a evolução do seu site.

Taxa de conversão

O que é a conversão em si varia bastante, mas basicamente reflete a quantidade de pessoas que efetivamente realizaram a ação desejada pela empresa. Em alguns casos, conversão é clicar em um anúncio; em outros, fazer o download de um material rico em uma landing page.

De qualquer forma, tendo definido o que será conversão na sua estratégia, é preciso calcular. Divida a quantidade real de pessoas que realizaram a conversão pelo número de usuários que visualizaram sua oferta (anúncio, landing page, etc).

Engajamento

Quando se investe em redes sociais, essa informação é importante. O engajamento mostra o número de interações que os usuários efetuaram com a sua página e com as suas publicações. Nesse caso, tudo está envolvido: comentários, curtidas, compartilhamentos, links clicados, menções, etc.

Normalmente, a própria plataforma te apresenta esses números no dashboard de administrador. Entretanto, vale ressaltar que, apesar de ser interessante para o relacionamento, é uma métrica de vaidade e não significa, necessariamente, impacto no negócio.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a SiteSpot a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Open chat
Precisa de ajuda?