Você já deve ter ouvido falar em SEO, certo? No entanto, ao contrário do que muitos empresários acreditam, o trabalho de SEO não se limita à otimização de palavras-chave em seu conteúdo. Um projeto sólido conta com SEO em sua estrutura.
Planejar seu site de forma a atingir uma boa colocação orgânica exige uma preocupação com diferentes pontos de otimização de seu canal digital. A seguir, conheça mais sobre esses fatores e sua otimização para os motores de busca. Confira!
Quais são os pontos de otimização do SEO em um site?
1. Palavras-chave
A palavra-chave é um elemento de otimização do site amplamente utilizado em estratégias de SEO e é a base de todo o processo.
Na estrutura de um SEO permanente no site, é importante que a densidade de palavras-chave seja bem planejada. A relevância de uma palavra-chave nos motores de busca é determinante para sua posição e, por consequência, para seu alcance orgânico.
É importante que o próprio site e conteúdo estático possam medir a densidade. Apesar de ser um elemento importante para o SEO, é necessário empregá-lo com cautela. Seu SEO deve ser estruturado visando um site voltado para seu público, não para os filtros dos motores de busca.
Uma boa otimização em SEO no site com palavras-chave sabe buscar o equilíbrio. Pense em sua persona. Será que ela avaliará positivamente e voltará ao seu site se o seu conteúdo for construído para uma máquina, isto é, se for apenas uma clara repetição de palavras-chave visando uma boa colocação nas buscas do Google, sem agregar valor ao seu leitor?
Por isso, é preciso aplicar palavras-chave que identifiquem seu conteúdo de forma funcional. Ao mesmo tempo, é importante analisar estrategicamente a relevância de palavras-chave e como fazer com que seu conteúdo estático tenha destaque.
2. URL
Idealmente, o projeto de seu site deve considerar sua URL durante o trabalho de SEO. Uma URL bem desenvolvida consegue transmitir uma indicação clara tanto para seu público quanto para os motores de busca.
Por isso, é importante que sua URL seja clara em seu destino. Ter um endereço com um bom trabalho de SEO não significa, necessariamente, utilizar uma palavra-chave forte.
O ranqueamento de resultados de busca por endereço não é um fator tão determinante. O importante é otimizar as URLs de seus links estáticos e torná-los legíveis para sua audiência.
3. Cabeçalhos
Os cabeçalhos, para um SEO permanente no site, devem seguir uma padronização adequada. A estrutura hierárquica de cabeçalhos é feita por meio das chamadas tags de cabeçalho.
No HTML de um site, os cabeçalhos geralmente estarão identificados pelas tags h1, h2, h3. Organizar esses elementos faz com que os mecanismos de busca identifiquem os títulos mais importantes de seu site.
Definir cabeçalhos e hierarquizá-los de acordo com sua importância é algo simples de ser realizado. Uma vez organizado, todo seu conteúdo dinâmico seguirá o padrão estabelecido pelas tags de cabeçalho.
4. Metadescrição
O resumo de sua página possui um lugar de destaque, que aparecerá nos resultados de busca.
Para o SEO permanente no site, é importante criar uma metadescrição robusta para que essa informação seja exibida corretamente.
O resumo de cada uma das páginas de seu site será determinado por uma metadescrição. Para seu público, é importante que esse elemento apresente o conteúdo de seu site de forma clara. O limite de uma metadescrição é de 160 caracteres.
O posicionamento de metadescrição é, assim como a URL e o título de seu site, um elemento estratégico.
Considerações finais
Conforme um levantamento, 32,2% do tráfego de sites no Brasil é proveniente de buscas orgânicas. Ignorar o SEO do site em sua estratégia de marketing digital é ignorar uma porcentagem bastante relevante de pessoas que têm interesse em sua empresa.
Assim, utilizar estratégias de SEO no site, além de ajudar a agregar relevância à seu canal digital, também diminui o investimento em mídia paga, pois seu site estará otimizado para atrair visitantes que tenham real interesse em seu conteúdo, tornando sua estratégia de marketing digital muito mais assertiva – e sem precisar realizar diversos investimentos para atrair um público que, muitas vezes, não é o que está pronto para fazer negócios com você.
No entanto, como vimos, um trabalho de SEO, embora contínuo e sempre adaptável aos novos algoritmos de busca, vai além do conteúdo dinâmico.
Artigos de blogs e materiais ricos devem ter seu SEO alinhado com o planejamento de seu site. Por isso, é necessário que seu site tenha uma estrutura otimizada pra os motores de busca.
Diversos elementos, como tags, podem auxiliar a padronizar hierarquias de conteúdo e SEO em seu conteúdo dinâmico.
Já outros elementos do SEO na estrutura do site, como URL e palavras-chave de conteúdos estáticos, precisam ser inclusos no planejamento. Um projeto bem estruturado de SEO alinha-se a seus objetivos de marketing de conteúdo e campanhas digitais.