Para divulgar o seu negócio na internet, é preciso saber utilizar e configurar corretamente seus meios de divulgação, alcance e interação com o público. O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que centraliza diversas funcionalidades do Google com o objetivo de auxiliar as empresas nessa empreitada.
Configurando-o corretamente, ele pode informar mais sobre os dados de sua empresa para pessoas interessadas que digitarão o nome de sua marca (ou de seus produtos e serviços) na ferramenta de busca do Google – e essa simples ação pode ajudar muito nos resultados de seu negócio. Saiba mais a seguir!
Quais tipos de empresa se beneficiam em utilizar a ferramenta Google Meu Negócio?
Praticamente todas, a não ser que você não queira que o seu negócio seja localizado! O Google Meu Negócio, por ser gratuito, pode ser utilizado para negócios de qualquer porte, inclusive empresas locais que necessitam captar um público presencial, como estabelecimentos comerciais, restaurantes, academias, escolas, dentre vários outros.
Negócios 100% digitais também podem se beneficiar da ferramenta com suas outras funcionalidades.
Informações a serem divulgadas no Google Meu Negócio
A seguir, veremos cada um dos dados que sua empresa pode exibir para seus potenciais clientes através do Google Meu Negócio.
Endereço
Ao colocar o endereço físico de sua empresa, pessoas interessadas ao buscar termos relacionados poderão saber corretamente onde deverão ir para encontrar o que precisam na ferramenta de busca do Google.
A integração com a ferramenta Google Maps permite, por meio da geolocalização em um dispositivo móvel ou desktop, realizar indicações próximas ao usuário naquele momento com base nessa informação.
Por exemplo: ao consultar “atendimento pronto socorro” com a localização ativada no celular ou tablet, o Google exibirá os hospitais e centros médicos mais próximos, juntamente com seu endereço físico e, com a opção do Google Maps, o trajeto exato para chegar ao local.
Durante o cadastro no Google Meu Negócio, o endereço físico será a primeira informação requisitada pela ferramenta. Após isso, o próprio Google envia para esse endereço um código de ativação de seu Google Meu Negócio. Isso é feito para garantir que as pessoas encontrem a informação correta de sua localização.
Telefone
Com a divulgação de seu telefone, clientes e futuros clientes podem contatar com mais facilidade sua empresa.
Horário de funcionamento
Informação essencial para estabelecimentos e empresas que necessitam que seu cliente visite presencialmente seu negócio. Configurando o horário correto, as pessoas interessadas saberão exatamente quando devem visitar a sua empresa.
Imagens
É possível configurar fotos de sua empresa no Google Meu Negócio. A sincronia com a rede social Google+ também permite importar fotos do perfil de sua marca para este campo.
É importante investir nesse campo para poder exibir o seu negócio da melhor forma na busca dos usuários. Além das fotos, também é possível realizar paralelamente a contratação de um fotógrafo certificado pelo Google para fotos em 360º que podem ser visualizadas na ferramenta StreetView, uma ação que pode ser bem aproveitada e potencializar os resultados de suas ações digitais.
Avaliações
O Google Meu Negócio oferece para seus clientes a função de avaliar seu estabelecimento. Dessa forma, você tem um feedback imediato de seu serviço e da percepção de seu atendimento.
Isso cria uma oportunidade para que você incentive seu público a promover seu estabelecimento, bem como fornece insights em tempo real para gerar melhorias na experiência que seu cliente terá em seu estabelecimento.
Página
Consiste no site de sua empresa, endereço no qual seus clientes poderão ter mais informações sobre seu negócio.
Perfil no Google+
Com funcionalidades semelhantes à fanpage do Facebook, o espaço está disponível para postar atualizações e conteúdos relevantes.
Mantendo as informações atualizadas, o Google Meu Negócio torna-se uma importante (e gratuita) ferramenta que servirá como um suporte básico a suas ações de marketing digital, como sites, blogs e redes sociais.
Além disso, seu serviço de integração como o Google+ e com o Google Maps permite que você possa interagir com seu público e direcioná-lo de forma estratégica para outras ações de sua estratégia, como anúncios do Google Adwords. Basta cadastrar-se no serviço com a conta Google de sua empresa e aproveitar esses benefícios para o seu negócio!