Aprenda de uma vez por todas o que é Inbound Marketing

Aprenda de uma vez por todas o que é Inbound Marketing

Marketing é um conceito simples: uma palavra americana que significa “mercadologia”, ou seja, o estudo do mercado para compreender seu comportamento, necessidades e interesses. Isso você possivelmente já sabia. E dentro do Marketing existem inúmeras possibilidades e técnicas específicas voltadas para cada tipo de estratégia pretendida por uma marca. Saiba o que é Inbound Marketing, e conheça esse metodologia que tem ganhado destaque em várias empresas.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é a metodologia da atração ou, em outras palavras, um grupo de ações possíveis que tem como objetivo atrair naturalmente o interesse das pessoas diante de uma necessidade ou assunto.

Ele oferece inúmeros benefícios em relação ao Marketing Tradicional. De modo geral, diferente do Tradicional (Outbound) que vai atrás do público-alvo, o Inbound faz o processo inverso e quer que as pessoas venham até o conteúdo que está sendo oferecido.

Por que o Inbound Marketing é uma boa estratégia?

Primeiro, porque o cliente é atraído, como dito anteriormente, através de uma possível necessidade ou interesse. Se a pessoa buscou uma informação, isso significa que você já conseguiu atingir exatamente as pessoas certas. É como se existisse uma segmentação natural aliada ao Inbound. Isso é claro, se você estiver usando as estratégias corretas.

Segundo, porque dessa forma, ele é mais efetivo, já que a pessoa geralmente se encontra com o conteúdo da marca em um momento de necessidade ou pesquisa. Assim, é mais provável que, em algum momento, ela se torne consumidora.

Terceiro, porque ele é mais barato. As ações, de modo geral, são realizadas no meio digital e atingem quem realmente é do seu interesse. Por isso, os custos de aquisição reduzem significativamente e, é claro, o ROI (retorno sobre investimento) aumenta.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são a mesma coisa?

Não. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia da metodologia do Inbound Marketing. Afinal, uma excelente forma de atrair a atenção de um público é produzindo conteúdo relevante para ele. Assim, além de notoriedade, sua marca ganha em empatia, referência e autoridade.

Porém, o Inbound é uma técnica mais abrangente, e pode ser separada em 4 estágios principais:

1. Atração

Etapa de gerar tráfego das pessoas certas, Para isso, antes de tudo, é necessário definir sua persona e os principais canais onde ela se encontra. A partir daí, o Marketing de Conteúdo é o seu grande aliado.

2. Conversão

Agora que sua persona te encontrou e tem interesse pelo que você tem a dizer, seu papel é transformá-la em lead. Ou seja, captar algumas informações para saber se ela é realmente uma possível consumidora (MQL ou Lead Qualificado). Nessa etapa, além do conteúdo, Landing Pages e as Call to Action são boas estratégias.

3. Fechamento

Nessa etapa, seu objetivo é tornar seu MQL um consumidor. Para isso, você continua utilizando as mesmas ferramentas, com alguns adicionais, como emails marketing, por exemplo, já que você já tem o contato dessa pessoa.

4. Encantamento

Você quer que essa pessoa volte a comprar, não é? Por isso, seu papel é encantar esse cliente a ponto de fidelizá-lo e torná-lo um verdadeiro promotor da sua marca. Você pode continuar nutrindo esse cliente com conteúdo, ou fazendo pesquisas de satisfação.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a SiteSpot a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.