Aprenda de uma vez por todas o que é Inbound Marketing

Marketing é um conceito simples: uma palavra americana que significa “mercadologia”, ou seja, o estudo do mercado para compreender seu comportamento, necessidades e interesses. Isso você possivelmente já sabia. E dentro do Marketing existem inúmeras possibilidades e técnicas específicas voltadas para cada tipo de estratégia pretendida por uma marca. Saiba o que é Inbound Marketing, e conheça esse metodologia que tem ganhado destaque em várias empresas.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é a metodologia da atração ou, em outras palavras, um grupo de ações possíveis que tem como objetivo atrair naturalmente o interesse das pessoas diante de uma necessidade ou assunto.

Ele oferece inúmeros benefícios em relação ao Marketing Tradicional. De modo geral, diferente do Tradicional (Outbound) que vai atrás do público-alvo, o Inbound faz o processo inverso e quer que as pessoas venham até o conteúdo que está sendo oferecido.

Por que o Inbound Marketing é uma boa estratégia?

Primeiro, porque o cliente é atraído, como dito anteriormente, através de uma possível necessidade ou interesse. Se a pessoa buscou uma informação, isso significa que você já conseguiu atingir exatamente as pessoas certas. É como se existisse uma segmentação natural aliada ao Inbound. Isso é claro, se você estiver usando as estratégias corretas.

Segundo, porque dessa forma, ele é mais efetivo, já que a pessoa geralmente se encontra com o conteúdo da marca em um momento de necessidade ou pesquisa. Assim, é mais provável que, em algum momento, ela se torne consumidora.

Terceiro, porque ele é mais barato. As ações, de modo geral, são realizadas no meio digital e atingem quem realmente é do seu interesse. Por isso, os custos de aquisição reduzem significativamente e, é claro, o ROI (retorno sobre investimento) aumenta.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são a mesma coisa?

Não. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia da metodologia do Inbound Marketing. Afinal, uma excelente forma de atrair a atenção de um público é produzindo conteúdo relevante para ele. Assim, além de notoriedade, sua marca ganha em empatia, referência e autoridade.

Porém, o Inbound é uma técnica mais abrangente, e pode ser separada em 4 estágios principais:

1. Atração

Etapa de gerar tráfego das pessoas certas, Para isso, antes de tudo, é necessário definir sua persona e os principais canais onde ela se encontra. A partir daí, o Marketing de Conteúdo é o seu grande aliado.

2. Conversão

Agora que sua persona te encontrou e tem interesse pelo que você tem a dizer, seu papel é transformá-la em lead. Ou seja, captar algumas informações para saber se ela é realmente uma possível consumidora (MQL ou Lead Qualificado). Nessa etapa, além do conteúdo, Landing Pages e as Call to Action são boas estratégias.

3. Fechamento

Nessa etapa, seu objetivo é tornar seu MQL um consumidor. Para isso, você continua utilizando as mesmas ferramentas, com alguns adicionais, como emails marketing, por exemplo, já que você já tem o contato dessa pessoa.

4. Encantamento

Você quer que essa pessoa volte a comprar, não é? Por isso, seu papel é encantar esse cliente a ponto de fidelizá-lo e torná-lo um verdadeiro promotor da sua marca. Você pode continuar nutrindo esse cliente com conteúdo, ou fazendo pesquisas de satisfação.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a SiteSpot a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Open chat
Precisa de ajuda?