As startups precisam, constantemente, inovar em seu mercado para conquistar clientes. O Marketing de Conteúdo para startups é um ótimo recurso para ajudar nisso. Saiba como a seguir!
As startups são empresas de qualquer segmento, com perfil jovem e inovador que estão alinhadas com a realidade de mercado atual, que é competitiva e ágil. Esse é um modelo de negócios de baixo custo de manutenção, repetível e escalável, com trabalho realizado em condições de extrema incerteza.
Por se tratar de uma novidade, esse tipo de empresa precisa investir em determinadas estratégias de divulgação, principalmente, para contar aos consumidores quem é ela e o que ela faz e para gerar maior credibilidade e conhecimento de marca. Nesse sentido o Marketing de Conteúdo para startups é uma estratégia altamente eficaz.
Assim, produzir Marketing de Conteúdo para startups é uma ação estratégica financeiramente acessível e, relativamente, fácil de colocar em prática. O objetivo é atrair, reter e encantar os consumidores por meio de um estreito relacionamento que visa garantir confiança e credibilidade.
Se, por um lado, o Marketing de Conteúdo para startups é simples de colocar em prática, devido ao baixo capital de investimento requerido, por outro, é preciso paciência, dedicação e muito estudo para que a técnica gere os resultados esperados.
Para ajudá-lo nisso, confira, neste artigo, sete estratégias de Marketing de Conteúdo para colocar em prática, expandir a sua marca e consequentemente gerar mais leads e clientes para sua startup. Acompanhe!
1. O conteúdo deve ser rei em sua estratégia
Antes do Marketing Digital e da modernização do marketing de conteúdo, as marcas preparavam e direcionavam o discurso para o seu público. Atualmente, é o público quem busca ativamente informações antes mesmo de ter o primeiro contato com a marca. Por esse motivo, o Marketing de Conteúdo surge como um elemento estratégico essencial para startups.
Nessa estratégia, o conteúdo torna-se o principal recurso para atrair clientes em potencial. Por meio de conteúdo relevante, que auxilie realmente seu público com suas dúvidas e dores, as empresas conseguem atrair audiência e converte-la em clientes.
De acordo com uma pesquisa, 60% das pessoas sentem-se mais motivadas a saber mais e a consumir produtos/serviços após lerem conteúdos relevantes sobre eles. E em um nicho como o das startups, conquistar esse interesse sobre algo novo e que, por vezes, pode suscitar desconfiança, é fundamental para o sucesso do negócio.
2. Conteúdo interessante e relevante é primordial
Uma vez publicado na internet, o seu conteúdo ficará para sempre vinculado à sua marca. Por isso, você terá consequências positivas se suas informações forem relevantes para o seu público-alvo.
Pense sobre quais conteúdos ele gostaria de ler, faça testes, utilize as redes sociais para se aproximar e testar assuntos e linguagens. Conteúdo de qualidade pode tornar sua marca uma referência no assunto e gerar credibilidade para sua startup.
3. Conteúdo multimídia é a bola da vez
Quando pensamos em produção de conteúdo, a primeira coisa que vem à mente são os artigos tradicionais, que não deixam de ser importantes.
Mas o que não faltam são opções diferentes de formatos para transmitir informação. Por isso, crie para cada assunto um método de comunicação diferente, invista em infográficos, vídeos, whitepaper, ebooks, etc. Quanto mais inovadora e diversificada sua estratégia for, mais visibilidade e oportunidades de negócio você terá.
4. Facilite as coisas, crie uma persona
Como vimos, para criar conteúdo você precisa ter um público-alvo bem definido, para ser ainda mais preciso crie uma persona. Para isso, defina para quem é o seu conteúdo, quais as dores e problemas o seu cliente apresenta e explique para ele como você pode ajudá-lo. Assim fica mais fácil segmentar suas campanhas e estratégias.
5. SEO hoje, amanhã e sempre
Só quem é visto é lembrado. Por isso, as pessoas precisam encontrar com facilidade seu conteúdo. Técnicas de SEO (Search Engine Optimization, otimização para motores de busca) são indispensáveis para que um blog ou site sejam encontrados nos motores de busca.
6. Diga sim ao email marketing
Engana-se quem pensa que o email marketing morreu. Você sabia que ele é capaz de gerar 40 vezes mais novos clientes se comparado ao Facebook, por exemplo?
Para ser efetivo, crie emails com conteúdos personalizados – eles apresentam 14% a mais de taxa de clique e 10% a mais de taxa de conversão.
7. Redes sociais, as queridinhas do momento
Seja qual for a estratégia de comunicação, elas não estarão de fora. As redes sociais são ótimas oportunidades para estreitar o relacionamento com seus clientes, divulgar as novidades da marca e, ainda, ganhar autoridade. Não se esqueça de usar a linguagem adequada e padronizar cada conteúdo de acordo com a rede.
8. Foco no resultado
Depois de implementar qualquer estratégia, é preciso saber se a ideia realmente deu certo, só assim você vai entender o que seu público gosta e quer encontrar ao procurar a sua startup.
Por isso, analise as métricas e os indicadores de performance, faça melhorias e mude sempre que necessário – afinal inovar também é preciso, sobretudo em startups!
Extra: um case de sucesso em Marketing de Conteúdo para startups
Se você ainda tem dúvidas de que o Marketing de Conteúdo para startups realmente pode fazer a diferença para o seu negócio, existem inúmeros cases de sucesso que podem demonstrar como o método é eficaz se realizado da forma correta.
O Mint, um produto de finanças pessoais, foi um exemplo que ganhou rápido reconhecimento, pois além de ser um bom produto, apostou no Marketing de Conteúdo.
Em 2007, quando blogar era algo novo, o Mint enxergou a oportunidade e passou a produzir conteúdo de qualidade, periodicamente. A ação fez com que o produto fosse reconhecido rapidamente e ganhasse a confiança do seu público – um ativo cada vez mais valioso no mercado.