Como fazer sua agência de marketing digital crescer?

O negócio de agência de marketing digital passa constantemente por modificações, e é preciso atualizar-se para que a empresa possa crescer. Quer saber como? Confira nossas dicas!

Se você é dono de uma agência de marketing digital ou abriu recentemente uma, a internet pode se tornar uma grande aliada em seus planos para a expansão dos negócios. Nesse caso, a dica é não ter medo de inovar e passar por mudanças e, é claro, estar disposto a implementar as metodologias e as ferramentas digitais do momento.

Para ajudá-lo nisso, confira, neste artigo, sete estratégias com baixo investimento que podem fazer sua agência de marketing crescer. Acompanhe a seguir.

Agência de marketing digital: um mercado em constante modificação

Quem trabalha com marketing e comunicação sabe que esse é um segmento bastante versátil e que passa por constantes modificações. Novas ferramentas, técnicas, metodologias e canais surgem a uma velocidade impressionante – e há, ainda, as modificações importantes que ocorrem no comportamento do consumidor.

E no meio digital isso se faz ainda mais presente – com as possibilidades que a internet traz para os negócios e para as pessoas, novidades e inovações surgem diariamente.

Tudo isso faz com que, para crescerem e serem bem-sucedidas, as agências de marketing digital precisem acompanhar e integrar esse movimento. Aplicar técnicas defasadas ou estratégias desatualizadas é um erro que o cliente e o mercado não tolerarão – e que aferá a credibilidade de seu negócio e, consequentemente, sua permanência no mercado.

7 dicas para impulsionar o crescimento de sua agência de marketing digital

1. Descubra quem é a persona de sua agência

Antes de colocar o plano de negócios da sua agência de marketing em ação, é preciso saber exatamente quem é o seu target. Seu foco estará em indústrias da região, no comércio local, em marketing digital para figuras públicas?

Assim como a criação da persona é fundamental para as estratégias de seus clientes, ela também é para o seu negócio – lembre-se: nada da filosofia “casa de ferreiro, espeto de pau”, ok?

Com isso, suas estratégias de prospecção e criação de portfólio serão muito mais assertivas e o crescimento de seu negócio, muito mais facilitado.

2. Inbound Marketing é fundamental

Atualmente, uma das metodologias de maior potencial, é impensável para uma agência de marketing digital não dominar e oferecer o serviço de Inbound Marketing para seus clientes.

Traduzido para o português, o termo Inbound Marketing significa “marketing de atração”. Essa é uma metodologia baseada, basicamente, em quatro pilares: atrair, converter, relacionar e analisar. O Inbound é focado na criação de conteúdo qualificado que caminha em paralelo com os interesses do seu público-alvo. A produção de conteúdo deve ser relevante e útil, sendo distribuída em blogs, redes sociais, email marketing, entre outros canais.

Se a ideia é apostar em algo econômico e que traga resultados para sua agência de marketing digital, o Inbound Marketing é até 62% mais barato se comparado ao marketing convencional e traz resultados comprovados para os negócios quando bem implementado.

3. Cumpra os prazos acordados

Você já ouviu a expressão “o combinado não sai caro?”. Pois é, quem acreditou e investiu no trabalho da sua agência, está esperando por aquilo que você prometeu entregar, isso se refere à qualidade e ao prazo de entrega do serviço.

Atrasos são cada vez menos tolerados e podem manchar profundamente a imagem e a credibilidade de seu negócio, fazendo com que ele seja mal recomendado e não receba indicações – que são muito importantes para a expansão das agências.

Portanto, seja sempre honesto no momento da negociação e cumpra com o combinado.

4. Apresente resultados

De nada adianta uma promessa incrível, de brilhar os olhos, se os resultados prometidos não são possíveis de se alcançar. Estude o seu cliente, crie estratégias aderentes ao seu mercado e apresente metas factíveis. Tudo o que foi prometido deve ser apresentado nos resultados finais, caso contrário, o cliente se dará conta de que o investimento não valeu a pena.

Ainda, quando você consegue demonstrar os resultados do trabalho de sua agência, sua prospecção fica mais facilitada. Por isso, não deixe de aplicar métricas em seus jobs, meça sempre o desempenho de cada campanha ou trabalho realizado.

5. Invista em sua presença digital

Se o forte da sua agência é o mercado digital, é lá que você precisa marcar presença. Invista em estratégias de SEO, como links patrocinados, em conteúdo de qualidade, presença nas redes sociais e esteja bem posicionado nos buscadores.

6. Faça uso das tecnologias

Como vimos, esse segmento é bastante versátil e novas tecnologias surgem com frequência. Uma agência de marketing digital deve ser amiga da tecnologia, utilizando-a a favor de seu trabalho.

Por exemplo, as tecnologias para o gerenciamento de projetos são fundamentais para garantir o bom fluxo de trabalho em uma agência. As plataformas de automação também podem otimizar as tarefas, tornando sua agência escalável – isso é, sua agência poderá atender mais clientes, mesmo sem ampliar sua estrutura.

7. Faça parcerias de negócios

Cada vez mais, para se ter resultado, é preciso saber trabalhar em redes. Ter uma boa relação com outras empresas não é importante apenas para networking e prospecção, mas também para realizar parcerias de negócios.

Você não precisa – nem deve! – internalizar todas as demandas de trabalhos – sobretudo os esporádicos. Isso gera custos com pessoal, equipamento, treinamento, licenças, etc. Ao invés disso, contar com o apoio de um parceiro que seja especialista em determinado negócio, é muito mais vantajoso.

Por exemplo, sua expertise pode ser a de gerenciamento de redes sociais, mas ter uma demanda de um cliente para a criação de um ebook. Ao invés de entregar um trabalho feito às pressas por uma equipe que não é especialista no desenvolvimento de materiais ricos, fazer uma parceria com uma empresa de produção de conteúdo é a melhor opção. Portanto, busque sempre o bom relacionamento com negócios complementares ao seu – essa é a legítima relação ganha-ganha.

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