Ter o controle dos dados gerados em seu site é indispensável para sua estratégia de marketing digital. Por conta disso, o uso do Google Analytics deve ser uma ferramenta constante em seu monitoramento.
No entanto, para que sua estratégia possa extrair o máximo possível dos dados gerados pela ferramenta, é necessário configurá-lo corretamente. Diversos dados e funções podem estar sendo negligenciados agora mesmo sem uma boa estratégia – e isso não é nada bom para os seus negócios!
Portanto, descubra, a seguir, os passos necessários para configurar o Google Analytics e torná-lo um componente indispensável para seus resultados. Confira!
A importância do Google Analytics em sua estratégia
A ferramenta Google Analytics é oferecida gratuitamente pela Google para o monitoramento de sites. Por meio de um código enxuto em sua página, já é possível localizar o tráfego gerado por seu público. Além de monitorar a quantidade de acessos, é possível rastrear dados como navegador, dispositivo e horários de pico.
Configurar o Google Analytics corretamente permite que sua empresa esteja atenta a cada movimento de seu público-alvo – isto é, de sua persona. Ao analisar o tráfego, é possível que possam existir funcionalidades dessa ferramenta ainda não exploradas por sua marca. Por isso, vale a pena conferir cada uma das diferentes opções disponibilizadas.
Geração do código de acompanhamento
O primeiro e mais básico passo ao configurar o Google Analytics é gerar o código de acompanhamento. Sempre que um novo site precisa ser administrado pela ferramenta, é preciso inscrever a página. O processo parte de um formulário simples, incluindo nome do site, URL, fuso-horário e permissão de dados rastreáveis pelo Google Analytics.
Preenchido o formulário, o código é gerado, podendo ser colocado diretamente no código HTML do site a ser monitorado. O código deve ser colocado em todas as páginas de seu site, antes da tag de fechamento.
É importante lembrar de que, uma vez inserido o código, há um prazo de 24 horas para que ele comece a coletar os dados.
Como configurar permissões de usuários
Caso você precise que outras pessoas utilizem o Google Analytics, é possível configurar seu acesso. Na opção “Administrador”, é possível selecionar as contas que têm permissão para utilizar o Google Analytics em “Gerenciamento de Usuários”.
Dimensões primárias e secundárias
Uma função básica, porém importante de ser explorada no Google Analytics, é a das dimensões primárias e secundárias. As dimensões primárias são os principais parâmetros a serem analisados. Em “página”, por exemplo, é possível visualizar métricas de desempenho como tempo médio, número de visitantes, etc.
As dimensões secundárias permitem que você aprofunde sua análise. Dentro de “página”, por exemplo, você pode ter a página “/blog”. Nela, há a dimensão secundária “tipo de tráfego” (orgânico, referência, social, etc).
Configuração de metas e funis de conversão
Pode-se estabelecer indicadores de metas no Google Analytics. Assim, é possível personalizar sua dashboard (painel de controle) para determinar os parâmetros principais para atingir seus objetivos. As metas a serem definidas podem ser de:
- Destino – conversão após acessar uma URL específica.
- Duração: conversão após uma sessão de determinada duração. Útil para o monitoramento de blogs e páginas com muito conteúdo.
- Páginas/telas por sessão: mostra o número de páginas navegadas em uma sessão por usuário.
- Evento: meta útil para marketing de conteúdo e também mídia paga, com a integração do AdWords. Permite definir uma meta a partir de qualquer ação do usuário. Essa ação pode ser assistir a um vídeo, por exemplo, ou clicar em um botão de download.
Ao configurar as metas de conversão, é possível criar “Funis de Conversão”. Em “Detalhes da Meta” (Goal Details), é possível estabelecer um funil para monitoramento. Em uma meta de destino, é possível monitorar quantas pessoas preencheram um formulário para um newsletter, por exemplo.
Plugins de integração entre WordPress e Google Analytics
Caso seu site esteja em uma plataforma WordPress, é possível instalar plugins que auxiliem em sua instalação ao configurar o Google Analytics. Um dos mais famosos é o Google Analyticator, que permite a visualização dos dados do GA internamente no painel de controle do WordPress.
Como configurar o Google Analytics para seu e-commerce
Caso você tenha uma loja virtual, saiba que é possível gerar um código de rastreamento diferenciado. Em “Administrador”, é possível acessar a opção na coluna de dados “Configurações de Ecommerce”.
A diferença desse código são as tags específicas que geram métricas e indicadores-chave específicos para seu e-commerce. Ao configurar o Google Analytics dessa forma, atividades como itens da sua loja virtual sendo comprados podem ser vistos de forma geral.
Google AdWords e Analytics
Além de métricas do site, é possível conectar sua conta do Google Adwords com a do Google Analytics. Assim, é possível analisar os dados de desempenho específicos de sua campanha no AdWords.