Com a infinidade de opções que a internet disponibiliza, não dá para negar que o design de um site está diretamente ligado à taxa de conversão. Ele é um elemento fundamental na atração de visitantes e na transformação destes em clientes.
No post de hoje, explicaremos como se estabelece essa relação, quais os principais erros e as melhores práticas envolvendo o design para conquistar clientes e converter cada vez mais.
A relação entre design e taxa de conversão
Vamos partir do princípio básico de que sua empresa quer vender sempre mais e melhor e por isso está investindo (ou querendo investir) no marketing digital. Para saber se o dinheiro está sendo bem gasto e qual o retorno, é fundamental entender a taxa de conversão para medir o sucesso de seus esforços.
Os primeiros segundos de navegação no seu site são fundamentais para estabelecer uma boa impressão e a garantia de futuras pesquisas e compras. O design vai trabalhar em garantir pontos para a sua marca nesse primeiro contato e ajudar sua empresa e o seu cliente a terem uma experiência positivamente inesquecível.
Os piores erros — e como evitá-los
Design obsoleto
Não é porque o seu site é bonito, inteligente e navegável que ele deve permanecer intocado. Na verdade, o marketing digital está sempre apresentando inovações e as suas personas também mudam. Por isso, não abra mão de olhos atentos e de planejamento sempre com foco nas novidades e no futuro. E não se esqueça de investir em um site responsivo.
Ausência de CTA
A call to action (CTA, ou “chamada para ação”, em português) é uma ferramenta poderosa para sua taxa de conversão. E se o seu design não leva em consideração o poder desses botões na construção do site, ele pode estar intimamente ligado a uma baixa taxa de conversão.
Carregamento lento
Uma busca no Google costuma apresentar milhões de resultados em uma fração de segundo. Ele sabe que seus clientes não apenas querem uma resposta, mas uma resposta rápida. Por isso, hoje em dia, quem navega por meio de dispositivos móveis já é avisado sobre os links com carregamento lento (e costumam evitá-los). Portanto, site bom é site leve.
As melhores práticas para aumentar a taxa de conversão
Otimizar sempre
Falamos acima sobre a necessidade de carregamento rápido de um site, e isso não envolve apenas o uso de arquivos leves, mas também levar em consideração o acesso mobile através da otimização. Invista nela para fazer com que seu site seja reconhecido e priorizado nos resultados de pesquisa.
Ter foco na experiência do usuário
Comprar é um verbo que pode trazer um enorme prazer. Significa atender a um desejo, a uma necessidade. O design da sua página deve levar a experiência do seu (futuro) cliente em conta, do momento em que ele entra no site até a hora em que ele fecha a compra; tudo com rapidez, tranquilidade e segurança.
Atrair clientes — não somente visitantes
Nesse mar de possibilidades, não perca de vista seu objetivo principal: converter mais e melhor. Seu site não pode ser apenas navegável e agradável aos olhos, ele precisa fazer o visitante fechar negócio e, assim, aumentar sua taxa de conversão. Por isso, não esqueça nunca de pesquisar para descobrir o que ele quer e como o design pode ajudar nessa tarefa.
Agora que você já percebeu como o desenho e a construção do site impactam na sua taxa de conversão, não deixe de olhar para a sua página e perceber quais as melhorias que podem e devem ser aplicadas.