Configurar o MailChimp pode não ser uma tarefa fácil para muitos, por isso vamos auxiliá-lo nos primeiros passos com esta ferramenta de e-mail marketing.
Sobre o MailChimp
O MailChimp é uma ferramenta com plano gratuito de e-mail marketing para se relacionar com sua base de contatos através de campanhas de e-mail.
Atualmente mais de 12 milhões de empresas e pessoas ao redor do mundo usam o MailChimp para o envio de e-mail marketing, newsletter, mensagens automatizadas e campanhas direcionadas. Além disso, a ferramenta proporciona a possibilidade de analisar das as informações dos envios através de relatórios.
O MailChimp pode ser um grande aliado para auxiliar na promoção de suas campanhas e estreitar o relacionamento com seus contatos e clientes.
Vantagens de usar o Mailchimp
- Possui painel de gerenciamento, criação e segmentação de suas listas de contato;
- Você pode personalizar e criar suas campanhas apenas arrastando e soltando os módulos de texto, imagem, vídeo e outros;
- A ferramenta possui um painel completo de análises de envio de campanhas;
- Possui muitas integrações com outras ferramentas, como Facebook, WordPress, Twitter, Google e CRM’s;
- É possível criar vários usuários para acessar uma mesma conta;
- Disponibiliza formulários de inscrição na sua base de contatos para incluir em seu site ou rede social;
- É gratuita para até 2mil contatos com envio de até 12 mil e-mails por mês, ou seja, você fazer 6 envios para uma base de 2 mil contatos no mês;
- É plataforma de envio de e-mail marketing mais utilizada e sem dúvidas uma das melhores do mundo.
Como configurar o MailChimp
Criando sua conta gratuitamente
O cadastro para uso do MailChimp é muito simples, basta incluir seu e-mail, o seu nome de usuário e sua senha, é importante lembrar que na senha você deve incluir no mínimo 8 caracteres com pelo menos 1 letra minúscula, 1 letras maiúscula, 1 número e 1 caractere especial (Ex: !@#$%ˆ&*+).
Após realizar o cadastro você receberá um e-mail de confirmação no e-mail cadastrado, basta clicar no botão de confirmação do e-mail recebido e seguir os próximos passos.
Marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Confirm Signup”.
Agora comece cadastrando seus dados, nome e sobrenome.
Insira o nome do seu negócio, e o seu website.
Adicione os dados de seu endereço.
Se você usar alguma plataforma de e-commerce, é possível integrar com sua conta no MailChimp marcando a opção “Yes”. A ferramenta possui integração com Shopify, Bigcommerce, Magento, WooCommerce e outras. Caso não tenha basta marca o “No” e clicar em “Continue”.
Agora, você pode integrar seu Facebook e Twitter com o MailChimp para compartilhar suas campanhas em suas redes sociais.
Por fim, você pode se cadastrar para receber dicas e cases do MailChimp por e-mail. Após optar por receber é só clicar em “Let’s Go!” e começar a usar a ferramenta.
Conclusão
Agora você já pode começar a subir sua lista de contatos, criar e enviar suas campanhas. Lembre-se de importar apenas contatos que lhe deram a permissão para que envie suas campanhas. Com o MailChimp é possível criar formulários para integrar a ferramenta ao seu site, possibilitando que seus visitantes cadastrem-se para receber suas campanhas de e-mail.