Esta forma diferenciada de lidar com o marketing é resultado do avanço das novas tecnologias e de mudanças no comportamento do consumidor.
Continue lendo e saiba mais sobre essa metodologia e entenda porque sua empresa deve utilizar o Inbound Marketing para conquistar seu cliente – e mais negócios!
Seu cliente precisa de informação e conteúdo. O Inbound Marketing supre essa necessidade
Quem determina a decisão de compra e detém o poder é o consumidor. O uso constante da pesquisa online já se torna um ponto de contato para seu cliente antes mesmo que ele interaja com sua marca. Essa busca por informação, em blogs e sites de busca, já corresponde a 60% do processo de compra antes mesmo que o consumidor vá conversar com um vendedor.
O Inbound Marketing busca atrair esse cliente potencial sendo esse conteúdo que o cliente pesquisa. Afinal, por que esperar que o cliente chegue até sua empresa se a sua marca pode estar lá para ele desde o começo do processo, oferecendo conteúdo relevante e o atraindo para seus canais de comunicação?
Com a presença online, a forma de planejar seu marketing muda. Se nas estratégias de marketing tradicional (ou outbound marketing) o objetivo é prospectar e interromper o que o cliente está fazendo para chamar sua atenção, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair o cliente já estando presente em canais onde ele estará por conta própria, como sites, blogs, mídias sociais, etc.
Uma estratégia de Inbound Marketing visa oferecer a seus clientes uma experiência personalizada e que esteja alinhada com suas necessidades. Para iniciar o planejamento de Inbound Marketing, é preciso definir quais são as personas que sua empresa busca.
Mas o que são personas?
Pense na descrição de um público-alvo de sua empresa. Pensou? A persona é a expansão e a evolução dessas informações. Trata-se de um perfil construído que retrate o cliente ideal para sua marca.
A criação de personas é uma tática que, feita com as informações e análises corretas, auxilia suas estratégias de Inbound Marketing a terem resultado.
Pense na persona como o seu cliente ideal. Como ele é o cliente ideal, ele vai além da segmentação do público-alvo, podendo, inclusive, existir várias personas distintas dentro do mesmo público. Personas têm um nome, idade, profissão, comportamentos e interesses específicos. E a sua empresa deve produzir o conteúdo que atrairá as personas de sua empresa.
Qual é o objetivo da produção de conteúdo para Inbound Marketing?
Para ganhar o interesse de suas personas, é preciso produzir conteúdo relevante. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia importante para o Inbound Marketing, pois é a partir dela que você atrairá possíveis clientes (chamados leads) para a jornada de compra promovida por sua marca. E a geração de conteúdo faz parte do que chamamos em Inbound Marketing de funil de vendas.
Funil de vendas? O que é isso?
O funil de vendas é uma estrutura que facilitará sua forma de enxergar a jornada de compra do cliente. Ações de Inbound Marketing e Vendas serão realizadas em cada uma das etapas desse funil. São elas:
1. Aprendizado e descoberta
O visitante de seus canais digitais ainda não sabe que tem uma necessidade a ser satisfeita. É preciso chamar sua atenção e despertar seu interesse.
2. Interesse e consideração
O visitante converte-se em lead, passando a consumir seu conteúdo e começa a considerar que há uma necessidade a ser satisfeita pelo seu produto ou serviço.
3. Desejo e avaliação
O lead agora já recebe conteúdos mais específicos e aprofundados sobre sua solução e está avaliando sua empresa, de acordo com as informações transmitidas.
4. Decisão de compra
Etapa na qual o lead está qualificado para se tornar um cliente. É importante, com a abordagem de venda, ressaltar as vantagens competitivas e a explicação do porquê você tem a melhor opção para ele.
O Inbound Marketing é para qualquer tipo de empresa?
Diferentemente do marketing tradicional (que muitas vezes tinha um custo altíssimo para pequenas empresas), o Inbound Marketing é para todas as empresas, independentemente de porte ou segmento. Ele trabalha para gerar vendas, e que empresa não está em busca desse objetivo?
Quais são as vantagens que utilizar o Inbound Marketing irá me oferecer?
Em primeiro lugar, você já deve ter notado como o marketing digital funciona para as empresas, e a importância de ser uma marca conveniente, dinâmica e presente antes mesmo do ciclo de compra do futuro cliente se iniciar. O meio digital permite que seu lead seja gerado e monitorado continuamente, aprimorando sua estratégia de Inbound Marketing.
Outra vantagem que o Inbound Marketing oferece é a capacidade de segmentação. Com mídias sociais, materiais para diferentes pontos do funil de vendas e o uso de personas, você e sua empresa atingem exatamente o público interessado no que você tem a oferecer em conteúdo e solução.
Além disso, a metodologia do Inbound Marketing custa muito menos (63%) do que o Outbound Marketing, tornando-o um investimento valioso para você que precisa ingressar no universo digital. Inclusive, hoje ele já está mais do que presente no dia a dia, e sua estratégia de marketing deve refletir isso para gerar resultados.