Ao criar uma página no Facebook como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo, tem-se o objetivo de ampliar sua visibilidade por meio da produção e do compartilhamento de material relevante para seus leads (clientes em potencial).
No entanto, o Facebook possui um volume crescente de usuários e conteúdos sendo publicados diariamente, tornando a tarefa de se destacar em uma rede com 1,86 bilhão de usuários ativos mensalmente cada vez mais difícil.
É nesse ponto que a ferramenta Facebook Ads, o serviço de anúncios publicitários veiculados na plataforma, torna-se um recurso essencial para ser explorado, permitindo a divulgação dos conteúdos e produtos que a sua empresa precisa divulgar através de campanha paga.
Existem alguns pontos importantes a se considerar ao implementar uma campanha paga no Facebook para se aproveitar ao máximo suas vantagens. A seguir, veja dicas para criar uma campanha paga de sucesso no Facebook. Confira!
Dicas para criar campanha paga no Facebook
1. Segmentação de público totalmente personalizável em seus anúncios no Facebook Ads
Sempre que é iniciada uma campanha no Facebook, sua ferramenta de anúncios oferece diversas opções de segmentação, permitindo que você selecione e filtre os usuários de acordo com dados que disponibilizam na rede, como gostos, cargo que ocupam, formação acadêmica, interesses que compartilham, entre outras informações úteis para otimizar o desempenho de suas ações e exibir seu anúncio com precisão apenas para quem faz parte de seu público de interesse.
As opções de segmentação permitem desde uma aproximação mais simples ao direcionar seus anúncios, cobrindo pessoas de determinado sexo e região interessadas no seu produto, até mesmo uma segmentação criativa de acordo com o objetivo da campanha.
Em uma campanha de Dia dos Namorados, por exemplo, podemos segmentar homens ou mulheres não-solteiras para uma campanha oferecendo um desconto promocional exclusivo, ou até mesmo selecionar homens solteiros para serem impactados por esse tipo de anúncio.
Uma comunicação mais direcionada, é claro, depende de um objetivo definido e de traçar um público ideal (personas) para a sua empresa. A opção de Público Personalizado permite que você salve essas informações. Outra função bastante útil é a pré-seleção de interesses feita pelo Facebook Ads com base nos dados do público que acessa a sua fanpage.
2. Definição do preço dos anúncios de acordo com sua verba e necessidade
A veiculação de sua campanha pode ser feita através de um investimento diário ou em um tempo determinado. É possível definir diferentes modalidades para o preço pago em cada anúncio. São elas:
Impressões
Uma impressão é contabilizada cada vez que seu anúncio for exibido. Em dispositivos mobile, a impressão válida será na primeira vez que o usuário vê o anúncio. Em desktop e demais plataformas do Facebook, a impressão contabilizará na primeira exibição do anúncio no Feed de Notícias ou na coluna lateral da rede.
CPM (Custo Por Mil Impressões)
É a média de pagamento para cada 1.000 visualizações de seu anúncio.
CPC (Custo Por Clique)
Pagamento, em média, por cada clique realizado no anúncio. O cálculo realizado para a mensuração do CPC é o custo do anúncio dividido pelo valor total de cliques.
CPA (Custo Por Ação)
Custo médio em relação às ações realizadas durante a interação do usuário com a postagem, como o botão “Curtir” ou a ação de compartilhamento, por exemplo. Quanto maior o número de ações, menor o CPA.
Alcance Único Diário
O anúncio será exibido para as pessoas até uma vez por dia, com base no alcance definido por sua segmentação de público.
O Facebook oferece a opção dessas modalidades em Preço Fixo ou Leilão. É recomendado deixar na opção padrão (Leilão), pois ela procura sempre os menores preços.
3. Análise de métricas
É possível analisar o alcance orgânico e o tráfego de origem paga de seus anúncios no Facebook, permitindo que você possa prever e ajustar sua campanha de acordo com os resultados e o retorno sobre o investimento obtido e reajustar seu planejamento de anúncios na plataforma.
É essencial revisar a campanha minuciosamente antes de colocar seus anúncios no ar e testar seu impacto e eficiência quando estiver rodando.
O Facebook é um excelente canal de distribuição de conteúdo. Os anúncios pagos nessa mídia social devem ser utilizados para aumentar a visibilidade de sua página, assunto ou produto divulgado. O Facebook Ads possui alto grau de personalização e segmentação, o que permite atingir seu target com muito mais precisão, rapidez e sem desperdício de sua verba.