O uso do Google Maps em sua rotina provavelmente já ocorre. Motoristas com seus dispositivos Android acoplados ao carro utilizam o serviço de mapas. Pedestres ao redor do mundo anotam caminhos e rotas de transportes públicos. Mas, e sua empresa, como o utiliza?
A necessidade de presença e posicionamento na plataforma do Google vai além do cadastro do endereço de seu estabelecimento físico na plataforma. Descubra, a seguir, o potencial do Google Maps, seu funcionamento, e como usá-lo a favor de seu negócio!
Como funciona o Google Maps?
À primeira vista, o Google Maps parece ser apenas um serviço de mapas com marcações colaborativas. Por meio da solução Google Meu Negócio, é possível cadastrar as informações de contato de sua empresa e destacá-las para outros serviços. No caso, a ferramenta de pesquisa, o Google+ e, claro, o Google Maps. Mas esse é somente o primeiro passo.
Com o Google Maps, seu negócio tem a oportunidade de ter seu tráfego impulsionado. Isso é verdade, principalmente, para negócios locais. Dados mostram que 30% das pesquisas em dispositivos móveistêm base na localização. Ignorar isso significa deixar de impactar uma base de dados gigantesca.
Para trazer seu negócio para as soluções Google, basta ter uma conta e preencher o formulário gratuitamente no Google My Business. Após cadastro, é emitida uma correspondência física confirmando o pedido. Assim, sua empresa tem endereço e página no Google+ devidamente certificados e autorizados.
Além do endereço no Google Maps, é possível informar o site de sua empresa. Estabelecimentos podem também especificar o horário de funcionamento, fotos do local e descrições. Isso permite que seu público possa encontrar seu negócio local, avaliá-lo, ou direcioná-lo a outros canais de interação.
Trabalhando com o Google Maps a favor de seu negócio!
A estrutura do Google Maps tem integração com ferramentas próprias e demais serviços da suíte Google para empresas. Anúncios, por exemplo, podem ser comprados, destacando seu negócio como um ponto roxo no Google Maps. Assim, resultados de busca orgânica geram oportunidade de anúncios personalizados.
Outra funcionalidade a ser utilizada a favor de seus negócios são as avaliações. Por meio do recurso Local Guides, os próprios usuários se mobilizam para compartilhar suas experiências com estabelecimentos e demais locais. Aproveitar para interagir e estimular boas avaliações pode ser uma estratégia muito vantajosa para a sua marca e suas vendas.
Estratégias que unam a geolocalização com as demais ferramentas de marketing são ideais para negócios locais.
Importante: empresas que dependem de vendas locais devem analisar seu mercado antes de implementar o Google Maps em suas estratégias. Pontos customizados e anúncios podem ser úteis para tipos de estabelecimentos que desejem destaque.
Por outro lado, a ferramenta de avaliação pode ter uma base de clientes fidelizados que podem ser incentivados a compartilhar suas experiências positivas.
Considerações finais
Destacar sua empresa e melhorar vendas com o Google Maps não é uma ação no curto prazo. É preciso ter um escopo bem definido. Diferente de serviços online e e-commerce massivos, o foco do marketing com o Google Maps é em uma esfera local.
Focar marcações de localização de seu negócio no Google Maps amplia o tráfego em seu ponto de vendas. Consequentemente, é possível melhorar suas vendas e viabilizar ações de marketing digital mais segmentadas e pontuais, porém com um retorno potencializado.