Você é contador ou tem um escritório de contabilidade, mas ainda não investe em Marketing de Conteúdo? Essa é uma das mais efetivas técnicas de marketing contábil. Saiba mais sobre ela a seguir!
A estratégia de utilizar Marketing de Conteúdo é uma tendência do mercado. Independentemente do segmento de atuação, é importante ganhar credibilidade e apostar em ações relevantes para o seu público-alvo. E o Marketing de Conteúdo é bastante eficiente nisso. Por isso, se você trabalha em uma empresa de contabilidade ou se é um profissional independente, chega de perder tempo e dinheiro, é hora de investir em Marketing de Conteúdo para contadores e obter melhores resultados.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair clientes por meio de informação útil e relevante. Para colocá-la em prática, existem alguns requisitos simples que precisam ser seguidos.
Que tal aprender mais sobre essa metodologia e começar a aplicá-la, sem complicação, em seu negócio? Para isso, confira nossas dicas a seguir.
Primeiros passos para uma estratégia de Marketing de Conteúdo para contadores
1. Defina sua persona
A persona é uma representação “fictícia” do seu potencial cliente. Para encontrá-la, é preciso se basear em estudos e não em palpites. Qual é a idade do seu cliente? Qual é a renda? É pessoa física ou jurídica? Se jurídica, de qual porte? Crie perguntas e responda com base no que você conhece de seu público de interesse.
2. Crie conteúdos para os diferentes estágios da jornada de compra do seu cliente
Para criar conteúdo de qualidade é preciso entender em qual fase da jornada de compra o seu cliente está, afinal é preciso criar conteúdos diferentes para cada etapa.
A primeira fase consiste em entender a dor ou o problema que o cliente enfrenta. A segunda trata-se da consideração e intenção: você deve imaginar que aqui o seu cliente já sabe qual problema tem e está procurando formas de resolvê-lo. A última fase são as avaliações e o encaminhamento para a efetiva compra, já que, durante esse percurso, você conseguiu convencer seu lead de que a sua empresa tem a melhor solução.
3. Aplique técnicas de SEO
Se a ideia é fazer Marketing de Conteúdo para contadores, não basta criar bons textos, é preciso utilizar as estratégias certas para que o seu conteúdo chegue a quem precisa dele.
Para isso, é necessário implementar técnicas de SEO, como usar boas palavras-chave, fazer link building, etc.
Marketing de conteúdo para contadores: quais canais utilizar?
1. Blog
Ter um blog interativo, atualizado e com conteúdos relevantes é uma das melhores ferramentas para quem vai apostar no Marketing de Conteúdo. Nele, é possível reunir todo o conteúdo importante para sua persona, além de ser um meio de interagir com seus clientes. O seu blog pode ser independente ou constar dentro de uma página do seu site.
2. Redes sociais
Impossível falar de tendências digitais sem falar das redes sociais. Se seu escritório contábil ainda não está na internet já passou da hora de virar a chave e criar sua presença digital.
Para isso, avalie onde está o seu cliente, no Instagram, Facebook, LinkedIn? Crie sua página e lembre-se de mantê-la sempre atualizada. Nela, você pode falar sobre a importância do contador, dar dicas rápidas sobre contabilidade, direcionar seus seguidores para seu blog ou site e, ainda, interagir com seus clientes e potenciais clientes.
3. Materiais ricos
E-books, whitepapers, infográficos e webinars são exemplos de materiais ricos. Tratam-se de conteúdos com informações mais completas sobre um determinado assunto e, por essa razão, muitas vezes são oferecidos em landing pages e são chamados de recompensa digital.
Ou seja, para que as pessoas tenham acesso a esses conteúdos, precisam inserir alguns dados em troca, como nome, email e telefone. Com esses dados, a sua empresa consegue entrar em contato com os leads e trabalhar para convertê-los em clientes.
Marketing de Conteúdo para contadores: restrições presentes no Código de Ética Profissional
Para que você não tenha problemas ao produzir e divulgar seus conteúdos, fique atento a algumas restrições do código de ética da categoria:
- Não anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.
- Não inserir frases ou indicações de que o anunciante é melhor ou mais capacitado do que os demais profissionais, ou qualquer outra indicação que possa dar esse entendimento, pois assim, estaria prejudicando os demais.
- Não divulgar informação de valor de serviços, uma vez que o valor dos serviços deve obedecer ao estabelecido no artigo 6º do Código de Ética Profissional do Contador, assim, o valor do honorário só poderá ser estabelecido depois de observados os itens previstos neste artigo.
- Não fazer promoções ou disponibilizar vantagens de qualquer tipo no oferecimento dos serviços. Essa prática caracteriza a concorrência desleal, prevista no artigo 8º do Código de Ética Profissional do Contador, pois estaria atraindo para si clientes em detrimento dos demais.
- Não divulgar informações enganosas que não possam ser cumpridas pelo profissional ou Organização Contábil.