O Hootsuite é uma ótima ferramenta de marketing digital voltada para gestão de mídias sociais. Na verdade, é atualmente a mais utilizada no mundo para este propósito, motivo de termos escolhido-a para este post.
Utilizar o Hootsuite para Facebook, Instagram, Twitter e outras redes pode melhorar muito sua gestão destes canais digitais, aumentando sua produtividade e sua inteligência sobre os resultados obtidos.
Vantagens
Algumas das principais vantagens de se utilizar ferramentas de gestão de mídias sociais como o Hootsuite para Facebook, Twitter e outras redes são:
- Agendar posts em redes sociais previamente;
- Monitorar termos e perfis em redes sociais;
- Centralizar a gestão de diferentes páginas, perfis e redes sociais em um único lugar;
- Relatórios sobre desempenho de páginas, perfis e posts.
Tipos de conta
Atualmente, o Hootsuite possui três planos:
- Grátis;
- Pro;
- Business.
As principais diferenças entre os planos envolvem número de perfis em redes sociais, acesso de membros da equipe, quantidade e profundidade de relatórios, funções de agendamento de mensagens.
A conta gratuita já é uma ótima opção para quem ainda não utiliza nenhuma ferramenta de gestão de mídias sociais e quer otimizar suas ações. Por isso, vamos utilizar as funcionalidade da conta gratuita como referência para este post.
Como criar e configurar sua conta
Primeiro, acesse o site do Hootsuite e clique em “Inscrever-se”. Em seguida, preencha seus dados e crie sua conta.
Agora é necessário informar os perfis sociais que serão geridos através da plataforma.
Após inserir os perfis sociais, clique no botão verde e prossiga.
Agora o Hootsuite te dará um breve passo a passo sobre a plataforma.
Como usar o Hootsuite para Facebook e outras redes
Este é “painel” principal do Hootsuite e pode ser acessado através do ícones de balõezinhos no topo meu lateral esquerdo. Ele possui uma organização baseada em abas e colunas que funciona da seguinte maneira:
Abas
A ideia das abas é organizar e “filtrar” colunas semelhantes. Em cada aba você pode acrescentar quantas colunas achar interessante.
Colunas
Cada coluna concentra um tipo de “atividade” monitorada das redes sociais. Ex: posts publicados em uma determinada rede social, posts agendados para uma determinada rede social, menções a um termo específico, incidência de uma hashtag específica, mensagens privadas em uma rede específica etc.
Editor
O Editor é a área de gestão de publicações e pode ser acessado pelo ícone do avião de papel no menu lateral esquerdo.
Aqui é possível agendar e publicar posts, além de conferir os agendamentos anteriores.
Para publicar um post, basta selecionar um ou mais perfis de redes sociais no campo “Enviar para”, escrever sua mensagem e clicar em “Enviar Agora”.
Já para agendar posts, basta escolher os perfis, escrever a mensagem e clicar no ícone de calendário abaixo do campo da mensagem. Em seguida é só escolher o dia, o horário e clicar em “Programar”.
Relatórios
Clicando no ícone das três barrinhas verticais (também no menu lateral à esquerda) é possível gerar e acessar relatórios de desempenho de seus perfis sociais. Os relatórios disponíveis envolvem aspectos como visão geral do perfil, engajamento do público com publicações, clique em links de publicações etc.
Conclusão
Essas são as principais funcionalidades para quem está começando a utilizar o Hootsuite para realizar a gestão de mídias sociais. Como dito no começo, é uma ferramenta capaz de manter suas publicações organizadas, aumentar sua produtividade, melhorar seu tempo de resposta a eventos nas redes sociais (menções, mensagens etc) e fornecer informações importantes sobre o desempenho de seus perfis sociais.