Como melhorar as conversões de sua landing page?

Como melhorar as conversões de sua landing page?

Para gerar conversões, é preciso que sua landing page seja um sucesso. A boa construção de uma landing page é um fator que pode determinar totalmente o rumo de sua campanha. Você sabe que ações precisam ser tomadas para melhorar as conversões de sua landing page? Continue lendo e descubra!

O que é uma landing page?

Uma landing page (página de destino ou aterrizagem) é uma ferramenta imprescindível no marketing digital. Trata-se de uma página projetada com o intuito de fazer com que seus visitantes realizem determinada ação.

O objetivo da landing page vai desde gerar uma venda direta até gerar conversões de visitantes em leads. Nesse segundo caso, a landing page contará com um conteúdo que aquele visitante em específico deseja. Para acessá-lo, o usuário deverá oferecer alguns de seus dados que forem relevantes para a captação do lead nessa etapa.

Foco em sua landing page!

O propósito da landing page é exibir a oferta e a ação a ser tomada de forma simples. Portanto, é sempre preciso evitar o excesso de informações textuais e gráficas. Uma landing page com boas conversões, geralmente apresenta uma estrutura simples, mas efetiva. Landing pages são projetadas para servir a um único propósito, portanto é preciso focar no essencial.

Em contrapartida, é válido também lembrar de que o foco no essencial não significa ser simplista. É importante saber o que separa uma landing page funcional de uma landing page pobre e sem atrativos.

O CTA (call to action)

O termo CTA é utilizado para designar o elemento que chama a atenção para a ação de seu visitante. Em sua landing page, é bastante provável que ele surja na forma de um botão. Certifique-se de que a proposta esteja alinhada com esse CTA.

Por ser o ponto focal da interação de seu futuro cliente, é preciso valorizar o CTA e sua landing page. Cada elemento conta. Desde os detalhes gráficos até as palavras a serem escolhidas. Um serviço com período gratuito de teste, por exemplo, pode ter um CTA do tipo “Adquirir um mês grátis”. Afinal, é preciso explicitar que algo de valor está sendo oferecido em troca das informações de seu visitante.

Mas é importante não abusar dos CTAs, isso pode confundir seu visitante e reduzir as conversões de sua landing page. Portanto, evite o uso de CTAs em excesso. Dê preferência a CTAs simples e diretos para a ação desejada. A Whirlpool, por exemplo, aumentou a CTR (Click Through Rat , taxa de cliques) em suas campanhas em mais de 40%, depois de eliminar 3 botões call to action secundários e inserir um botão simples e direcionado.

Sua landing page para mobile

Taxas de rejeição em sua landing page podem ocorrer pelos mínimos detalhes. No entanto, um grande fator não só em landing pages, como também em páginas em geral, é sua portabilidade. Dados mostram que o uso de dispositivos mobile é o principal meio de acesso à Internet no país. Portanto, para dar resultados, é preciso que sua landing page tenha um bom desempenho no mobile.

A otimização para mobile não está somente na estrutura. Uma landing page mobile precisa ser simples, com interface pensada na resolução dos aparelhos. O tempo de carregamento também é um fator de extrema relevância. Veja: cinco segundos de demora e a possibilidade de bounce (o visitante sair da página) já aumenta 90%. Assim, torne sua landing page simples, funcional e ágil.

Resultados e testes

Alcançar a landing page ideal não é uma fórmula pronta. Embora existam padrões e práticas mais bem aceitas, a otimização exige um acompanhamento. Plataformas de análise como o Google Analytics são uma boa forma gratuita para medir o desempenho de sua página.

A partir de dados como a taxa de rejeição, é possível pensar em ajustes para sua landing page. As palavras-chave escolhidas são as ideais para tornar esse destino relevante para seus visitantes? O design é confuso e acaba afastando clientes em potencial para tomarem a ação?

Com base em hipóteses e experimentação, a técnica de testes A/B é uma grande aliada para melhores conversões! Pense em duas versões levemente diferenciadas da mesma landing page e comece a testar alguns elementos. Assim, o tráfego é segmentado e você ganha insights sobre o que deve ser alterado.

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