As redes sociais fazem muito sucesso entre os usuários, não é mesmo? Nos últimos anos, empresas de diversos setores e portes se conscientizaram de que a sua utilidade vai muito além de conectar pessoas: elas são um dos principais meios para que as empresas se relacionem com sua audiência. E é impossível falar em relacionamento e em redes sociais sem associar esses termos, instintivamente, ao Facebook.
No Brasil, cerca de 130 milhões de pessoas utilizam a rede de forma mensal. Ocupamos a segunda colocação entre os países que passam mais tempo visitando alguma página: por aqui, são mais de 3 horas diárias navegando na plataforma.
Com tantos usuários é impossível criar qualquer estratégia de marketing digital que deixe essa rede de fora!
Evidentemente, não basta criar a página da sua empresa no Facebook e achar que isso é o suficiente. Como qualquer outra estratégia, é preciso investir em segmentação e estudar as ações certas para posicionar a sua marca e criar um bom relacionamento com as personas do seu negócio.
A seguir, você saberá mais a respeito do Facebook e conhecerá as vantagens de criar a página da sua empresa na rede de Mark Zuckerberg. Confira!
O que é o Facebook com foco para negócios?
As redes sociais ganharam espaço no dia a dia de todos e conquistaram os usuários por meio da proposta de reunir amigos e conectar pessoas. Hoje, uma página pode ter foco para negócios e servir como um canal de comunicação para ligar as empresas com os clientes e prospects.
Devido às suas funcionalidades, o Facebook permite que o contato com os clientes seja mais próximo. Além disso, a plataforma é excelente para divulgar empresas e fortalecer a imagem da marca, tanto por meio de compartilhamento de postagens ou mensagens ou ainda, através da criação de promoções.
Diferente dos perfis, uma página com foco para negócios – ou fanpage – reúne pessoas sem a necessidade da aprovação de amizade. Ou seja, os usuários passam por um processo de empoderamento e decidem se aquelas publicações são relevantes e se vão ou não seguir as atualizações da página.
Quais são os principais motivos para criar uma página no Facebook?
Se até pouco tempo atrás, ter um perfil em redes sociais como o Facebook era uma tendência, hoje, isso é o esperado para aquelas empresas que desejam manter um relacionamento adequado com os clientes.
Entre os principais motivos para criar a página da sua empresa estão envolver os seguidores, direcionar o tráfego de usuários para suas publicações e construir uma reputação para o seu negócio.
Além disso, ao criar uma página no Facebook como parte da sua estratégia de marketing de conteúdo é possível ampliar sua visibilidade por meio da produção e do compartilhamento de material relevante para seus leads.
Você já deve ter visto posts de marcas de redes de fast-food, Nubank e Magazine Luiza, nas redes sociais, não é mesmo? Essas empresas possuem boa presença na internet e são exemplos de sucesso de páginas no Facebook.
As redes de fast food, como Mc Donalds’ e Burger King são conhecidas pelas postagens com grande visibilidade. Quem não se lembra dos duelos épicos envolvendo o meme Raiz VS Nutella?
Já o Nubank é conhecido por promover um atendimento humanizado, desde a maneira como responde aos comentários e solicitações até os benefícios e ações pontuais oferecidos aos clientes.
Recentemente, uma pesquisa revelou a supremacia do vídeo nas mídias sociais. E a Magazine Luiza soube explorar isso muito bem quando lançou uma paródia do funk “Vou Desafiar Você”, na qual os funcionários aparecem representando memes: tem colaborador segurando forninho, outro, vestido de John Travolta confuso, entre outros.
– Como fazer a criação da página da sua empresa no Facebook?
O conteúdo publicado no Facebook é visualizado de maneira dinâmica. Os algoritmos da rede identificam os conteúdos mais relevantes, com base em dados de navegação para oferecer uma experiência personalizada aos usuários.
Por isso, o primeiro passo para fazer a criação da página da sua empresa nessa rede é saber que as publicações devem ser relevantes para seu público.
Para criar a página da sua empresa no Facebook, siga os seguintes passos:
– Vá até a página oficial do Facebook.
– Em seguida, escolha o tipo de página que você deseja criar, de acordo com o perfil da sua empresa.
– Escolha uma categoria de atuação no menu suspenso e preencha as informações solicitadas. Clique em começar.
– Escolha o nome da empresa, insira uma foto de perfil, descreva o seu negócio e escolha o endereço da página no Facebook.
– Feito isso, é hora de definir o público preferido para a sua página e personalizá-la.
Para otimizar os resultados do seu negócio e atingir personas qualificadas é preciso criar um perfil atrativo e fornecer conteúdo relevante. Isso pode ser complicado se você não possuir conhecimento de marketing digital.
Contar com o apoio de um parceiro com ampla experiência e habilidades é fundamental para criar estratégias específicas para essa rede social.