Seu site não está trazendo os resultados esperados? Talvez seja o momento de revisar seus canais de marketing digital. Em alguns casos, os erros podem ser perceptíveis, bastando apenas um ajuste pontual. Outros, mais complexos, dependem de uma reestruturação mais profunda. Quer que o seu site torne-se uma força estratégica para seu negócio? Acompanhe a seguir!
1. Site não responsivo
O smartphone, como principal meio de acesso à internet, exige um site projetado que crie a melhor experiência possível ao usuário. Um site responsivo é adaptado para poder gerar uma versão para dispositivos móveis, geralmente mais leve e com facilidades para a interação na tela de toque.
Seus clientes em potencial podem não ser convertidos por uma péssima experiência em um site não-responsivo. Portanto, priorize a forma como seu conteúdo é visto por seu público – conforme estudo, 40% das pessoas abandonam um site quando acessam-no de seu celular e percebem que ele não é mobily friendly.
2. URLs não-amigáveis para o SEO
A indexação de seu conteúdo é uma parte importante de sua estratégia de SEO. Otimizar os endereços de suas páginas faz com que o posicionamento de seu site possa alcançar melhores resultados nas pesquisas.
Lembre-se de nomear as URLs de forma relevante ao conteúdo de sua página. Um site “http://www.exemplo.com.br/contato”, por exemplo, é muito mais amigável do que “http://www.exemplo.com.br/1334543.html”.
3. Call to Action ineficiente ou inexistente
Apenas formatar um conteúdo estático para seu site não basta. Para garantir bons resultados, é preciso atrair e engajar seu público a interagir com o que seu site oferece.
O Call to Action (CTA) nada mais é do que uma chamada de ação. Ou seja, trata-se de uma técnica que, por meio de banners e botões estrategicamente posicionados, pede para que seu futuro cliente realize uma ação.
Para um CTA eficiente, a escolha de palavras faz toda a diferença. O aspecto da urgência é parte de uma boa estratégia que visa estimular o usuário. Um botão “Compre já com desconto”, por exemplo, já oferece para a pessoa um contexto do que é esperado que ele faça.
4. Velocidade proibitiva para a experiência do usuário
De acordo com dados do Google, 53% das visitas a sites são perdidas caso o site visitado demore mais de três segundos para carregar. Para manter os visitantes engajados e ativos, é essencial que web design e SEO tenham um cuidado especial em relação à velocidade de carregamento.
Ter um site esteticamente agradável não se converte, automaticamente, em bons resultados. É preciso, além da beleza estética, primar por elementos leves e gráficos simplificados. Assim, a taxa de rejeição automática (bounce) de seu site pode ser melhor controlada.
5. Conteúdo irrelevante para seu público
Nada pior para um site corporativo do que a desconexão entre suas informações e o que o seu público busca ao acessar o site. É preciso ter em mente que, para chamar atenção, é preciso que o site seja projetado para seu cliente. É um erro comum, especialmente nos primeiros sites, uma tomada de decisões equivocada em relação ao conteúdo e o que está sendo oferecido.
Lembre-se: a busca de seus futuros clientes visa resolver um problema de forma ágil. Por isso, é essencial que seu site possa oferecer a informação que seu público-alvo demanda, no momento em que ele realiza a busca.
Considerações finais
Causar uma boa impressão e um primeiro impacto com seu site é uma oportunidade única. Negligenciar aspectos de design e SEO, ou ainda abraçar técnicas que prejudiquem seus objetivos, mantém seu site longe das conversões e dos resultados que poderiam ser alcançados.
Unir a capacidade de converter visitantes em clientes à experiência de usuário é o segredo para fazer com que seu site gere mais e melhores resultados, fique atento!
Sua empresa comete algum desses erros? Para evitá-los e otimizar seus canais digitais, entre em contato com a SiteSpot. Até a próxima!