10 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer

Descubra quais ferramentas de marketing digital usar para montar sua estratégia de vendas

O marketing digital é o caminho mais certeiro para o sucesso do seu negócio nos dias de hoje. Trata-se de um imenso campo a ser explorado e que, a cada dia, proporciona novas ferramentas, em constante aperfeiçoamento. A seguir, você confere algumas ferramentas de marketing digital essenciais e como seus recursos podem lhe ajudar:

1. WordPress

WordPress é a plataforma CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdo) mais usada do mundo e fornece recursos simples e fáceis para criar e gerenciar o site ou blog da sua marca. Com ele, é possível não só criar páginas adotando modelos pré-prontos como desenvolver algo a partir do zero. Um ponto importantíssimo do WordPress é que permite acesso simples a aspectos técnicos fundamentais para um bom trabalho de SEO.

2. Yoast SEO

Yoast SEO foi desenvolvido para otimizar o SEO de páginas criadas em WordPress. Em outras palavras, permite identificar possíveis melhorias, como a escolha de palavras-chave ou alterações no título, tamanho e conteúdo do texto. Tudo para que seu site desponte entre os primeiros nas buscas dos usuários.

3. Google Analytics

Uma das ferramentas de marketing digital indispensáveis para quem administra um site, o Google Analytics permite não só medir o número de visitantes, como descobrir o caminho que eles fizeram até sua página, quanto tempo permaneceram ali, qual navegador usam em seu computador e muitas (mas muitas) outras informações valiosas.

4. MailChimp

MailChimp é uma ferramenta para gerenciar campanhas de e-mail marketing. Com ela, você monta várias listas de contatos e envia, para cada uma delas, conteúdos personalizados. Em sua conta gratuita, permite ter uma base de até 2 mil contatos e realizar o envio de até 6 mensagens mensais para estes contatos.

5. Hootsuite

Ótima para monitorar ao mesmo tempo diferentes redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin e outras mais. Com o Hootsuite, é possível agendar postagens para publicação futura, monitorar o que estão falando da sua marca nas redes sociais e acompanhar a repercussão das suas postagens entre os internautas.

6. Google Adwords e Facebook Ads

Nesse item colocamos duas ferramentas de marketing digital, mas que representam um aspecto da estratégia: compra de mídia. Ao se fazer uma busca no Google, os primeiros resultados da lista – marcados como “anúncio” em amarelo – são pagos via Google Adwords, bastando escolher quais palavras-chave levarão o usuário até eles. Já o Facebook Ads (também pago) direciona seus anúncios na rede social de acordo com o público-alvo escolhido.

7. Google Keyword Planner

Google Keyword Planner foi desenvolvido para auxiliar na escolha de palavras-chave no Google Adwords. Com ele, é possível consultar o histórico de pesquisa de uma determinada palavra-chave, seu uso pela concorrência e até os períodos em que ela é mais procurada. Dessa forma, também serve como um fonte de ideias ao pensar em temas relevantes entre os usuários.

8. Unbounce

Landing pages são páginas focadas em conversão que oferecem algo de valor para o usuário chega por meio de buscas, anúncios ou links. Neste caso a conversão, extremamente importante para o marketing digital, acontece quando o visitante deixa seus dados de contato em troca dessa oferta (eBook, planilha, vídeo etc). O Unbounce permite a criação de landing pages com facilidade, mesmo para quem não entende de programação.

9. RD Station

A grande vantagem do RD Station é integrar várias funcionalidades de outras ferramentas. Monitoramento de mídias sociais, gestão de contatos, e-mail marketing, otimização de SEO, landing pages, automação de marketing, analytics… Aqui, esses e mais recursos estão disponíveis de uma só vez.

10. Pipedrive

Uma vez coletadas as informações sobre seus clientes, como fazer bom uso delas? Ferramentas de CRM, caso do Pipedrive, organizam esse montante de dados em um funil virtual, permitindo visualizar sua estratégia de maneira mais ampla, integrando o marketing às vendas.

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